Sociologia
Individuo > ator social que exerce um papel social (aquilo que você faz dentro da sociedade)
Que confere status social. Max weber diz que os indivíduos existem enquanto são seres sociais.
1 – Sociologia compreensiva: Max Weber produziu a sociologia “compreensiva”, onde ele se mostra preocupado com a compreensão das atitudes dos indivíduos na sociedade, considerando que a sociologia poderia, então, explicar melhor determinados fragmentos da realidade social. Diferente do pensamento critico de Marx, e de sua visão de transformação da sociedade capitalista, Weber através da sociologia compreensiva, visa compreender as relações sociais. Ele não está pensando em transformação. Para Weber, o individuo através de suas ações é quem constrói a sociedade. O objeto de estudo da sociologia compreensiva, é a ação social dos indivíduos. Estes realizam suas ações vinculadas as ações de outros indivíduos. Realiza pensando no outro individuo.
2. Objeto de estudo: Ação social: É toda ação intencional dirigida a um ou mais indivíduos. Só existe ação social, quando o individuo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais. Toda ação social trata-se de um tipo ideal.
3. Tipo Ideal: É uma abstração. Na concepção de Weber é um instrumento da análise sociológica elaborado para a apreensão de fenômenos sociais. Através da elaboração de tipologias puras, ou seja, destituídas de tom avaliativo, oferece um recurso analítico baseado em conceitos, como o que é religião, burocracia, economia, capitalismo, dentre outros. Uma das principais características do tipo ideal é o fato de que não corresponde à realidade, mas pode ajudar em sua compreensão, estabelecido de forma racional, porém com base nas escolhas pessoais anteriores daquele que analisa. É então um conceito teórico abstrato criado com base na realidade-indução, servindo como um "guia" na variedade de fenômenos que ocorrem na realidade.
4. Tipos de ações sociais: