titulo
A pesquisa tem por finalidade conhecer e explicar os fenômenos que ocorrem no mundo real. Por isso, segundo Zanella (2006) a pesquisa sempre inicia com uma interrogação, com uma grande pergunta que estimula seu início. Essa pergunta, segundo Zanella (2006
Apud Trujillo Ferrari 1982), “destina-se a duas finalidades mais amplas que a simples procura de respostas”. Essas finalidades estão vinculadas ao enriquecimento teórico das ciências e relacionadas com o valor prático (pragmático).
Essa duas possibilidades originaram a especificação de pesquisa científica pura e de pesquisa científica aplicada. Segundo Zanella (2006) as duas possuem as mesmas metas científicas, estão relacionadas com hipóteses, com problema de pesquisa ou questão norteadora. A diferença básica entre elas está nos métodos, no olhar do pesquisador e nos resultados da investigação.
Segundo Minayo (2002) A pesquisa científica pura, também chamada de teórica ou básica, “permite articular conceitos e sistematizar a produção de uma determinada área de conhecimento e criar novas questões num processo de incorporação e superação daquilo que já se encontra produzido”.
Na concepção de Trijullo Ferrari (1982), a pesquisa teórica procura melhorar o próprio conhecimento. Isso significa contribuir, entender e explicar os fenômenos. Na pesquisa teórica, os pesquisadores trabalham para gerar novas teorias. Roesch (1999), citado por Zanella (2006) dá alguns exemplos de questões de pesquisa teórica:
Por que os indivíduos se comportam de determinada forma?
Quais são as estruturas e o processo da organização social humana?
A pesquisa científica aplicada tem como finalidade gerar soluções aos problemas
humanos, entender como lidar com um problema. Trujillo Ferrari (1982) afirma que “não obstante a finalidade prática da pesquisa, ela pode contribuir teoricamente com novos fatos para o planejamento de novas pesquisas ou mesmo para a compreensão teórica de