Administração
A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) é uma organização intergovernamental composta pelos doze países da América do Sul. O tratado constitutivo da organização foi aprovado em maio de 2008 e entrou em vigor em março de 2011, após o tratado ser ratificado por 10 países.
O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência aos quatro países integrantes: Brasil, Rússia, Índia e China. Em Abril de 2001, a África do Sul também foi oficialmente incorporada ao BRIC, e então foi adicionada a letra "S" no final do termo BRIC, em referência ao ingresso do novo membro. Assim, o termo passou a ser BRICS.
O BRICS é um mecanismo internacional na forma de agrupamento econômico, e atualmente é composto por cinco países que no momento da fundação, foram considerados como emergentes. Eram países com as economias mais esperançosas, onde valia a pena investir. A união BRICS foi planejada inicialmente do ponto de vista do mundo do investimento.
II – QUAL A VANTAGEM PARA O BRASIL?
A UNASUL favorece o aumento do intercambio comercial, especialmente entre os países vizinhos, e que possuem semelhante nível de desenvolvimento.
III – E SUA OPINIÃO
O BRICS é importante para o Brasil, pois o país apresenta um crescimento sustentável apoiado por aspectos demográficos favoráveis, consumo crescente da classe média e ampla transformação socioeconômica. Como resultado, o clima de negócios no país vem consistentemente melhorando, e o número de pessoas que vivem em extrema pobreza caiu pela metade na última década.
O BRICS pode oferecer varias vantagens para o Brasil, pois o país tem potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas, apresenta grandes reservas minerais e um parque industrial diversificado.
Ao fazer parte do BRICS, o Brasil irá alavancar sua fama de “mercado emergente” e desassociá-lo de sua identidade latino-americana. Isso é evidente tanto nas esferas econômicas