titulo
Dentre os diversos pensadores do Iluminismo,"Charles Louis de Secondat, baron de La Brède et de Montesquieu ", reconhecido como Montesquieu, fora um dos mais importantes pensadores do século XVIII quanto a estruturação da política aos moldes dos ideais do liberalismo. Nobre, filósofo, fora o principal precursor da sociologia,tendo sido reconhecido pelas suas mais notável obra, O Espírito das leis, onde desenvolveu a teoria da separação dos poderes. Apesar de desenvolver uma teoria a qual a sociedade participa do governo e não somente uma única força, Montesquieu possuia uma visão aristocarat de povo, não considerando-o, de certa forma, como força representativa, mas sim como ralé.
1 - Sociedade
A Sociedade européia no século XVIII presenciava o fenômeno da Revolução Intelectual. Sendo praticamente a última etapa da Idade Moderna (1453-1789), o Iluminismo por assim dizer é um acúmulo de tudo o que foi desenvolvido pelo movimento Renascentista à contestação da Igreja a partir dos movimentos reformistas. Os iluministas foram os grandes críticos do absolutismo francês, das velhas instituições econômico-sociais francesas e da Igreja. Propunham uma organização da sociedade baseada no liberalismo econômico e político. As razões eram bastante simples.
A partir de 1760, a revolução Industrial começava a dar seus primeiros passos. A burguesia crescia em número, em poder econômico, em cultura e principalmente em consciência de si mesma como classe social. Para ela, os laços de servidão eram um obstáculo ao desenvolvimento do capitalismo e, assim, pretendia a substituição do trabalho servil pelo assalariado, visando formar um amplo mercado consumidor interno para os produtos industrializados das cidades. O grande fator limitador de suas ascenção era o velho antigo Regime, coordenado por um rei que