Titulo
RESUMO
OBJETIVOS
MATERIAL UTILIZADO
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Primeiramente mediu-se a resistência direta e reversa do diodo com o auxílio do multímetro. Para medir a resistência direta, ligou-se o anodo com o positivo e o catodo com o negativo do multímetro. Para obter a reversa, ligou-se o catodo com o positivo e o anodo com o negativo do multímetro.
Para obter a característica estática tensão-corrente do diodo, montou-se o circuito da figura 01 no protoboard, e variou-se a tensão da fonte CC, a fim de medir a corrente referente cada tensão que o diodo foi submetido. Os valores foram medidos usando-se o multímetro e o osciloscópio.
Figura 01 – Circuito para o método ponto a ponto
.As tensões variadas foram estabelecidas em um intervalo de 0,1V à 0,8V. Os valores foram registrados na tabela 01 e logo após montou-se o circuito da figura 02 no protoboard, para obter as formas de onda no secundário do transformador usado (tensão de entrada) e na saída do díodo (tensão de saída).
Figura 02 – Circuito para obter formas de onda do transformador (Vent) e na saída do díodo (Vsaida)
GRAFICO 1: formas de onda no secundário do transformador (Vent-azul) e na saída do diodo (Vsaida-vermelha).
Mediu-se a tensão média no resistor 1kΩ com o voltímetro e comparou-o com o valor teórico pela equação: .
O procedimento acima foi repetido, usando-se um capacitor como filtro, tendo o circuito ficado como o da figura 03.
Figura 03 – Circuito para obter a meia onda utilizando-se filtro de saída GRAFICO 2: formas de onda no secundário do transformador (Vent- esquerda) e na saída do diodo (Vsaida- direita).
Mediu-se a tensão média no resistor 1kΩ, e foram obtidas as formas de onda de entrada e saída desejadas usando-se o osciloscópio.
Para obter a onda completa, montou-se um circuito