titulo
São vários os efeitos indesejáveis da eutrofização, entre eles: maus odores e mortandade de peixes, mudanças na biodiversidade aquática, redução na navegação e capacidade de transporte, modificações na qualidade e quantidade de peixes de valor comercial, contaminação da água destinada ao abastecimento público. A produção de energia hidroelétrica pode ser afetada pela presença excessiva de macrófitas aquáticas. Em alguns casos, as toxinas podem estar presentes na água após o tratamento da água, o que pode agravar seus efeitos crônicos.
As classificações do estado trófico dos ecossistemas aquáticos são úteis porque eles permitem comparações entre as produtividades dos ecossistemas dentro e entre ecorregiões, além de fornecer uma abordagem inicial para determinar a extensão da eutrofização cultural. O Índice do Estado Trófico visa classificar corpos d’água em diferentes graus de trofia, ou seja, avalia a qualidade da água quanto ao enriquecimento por nutrientes e seu efeito relacionado ao crescimento excessivo das algas ou ao aumento da infestação de macrófitas aquáticas.
O Estado Trófico de um Ecossistema é geralmente definido como oligotrófico, mesotrófico, eutrófico, entre outros. “Oligo” significa “pouco”, trófico significa “alimento”, “eutrofico” significa “muito alimento”, e mesotrófico se encontra entre essas duas categorias. Ao longo dos anos, vários sistemas têm sido empregados para descrever o estado trófico dos lagos. Os primeiro limnologistas