titulo
O estudo da natureza das oscilações e a descoberta da periodicidade do movimento pendular foi desenvolvido por Galileu Galilei. O movimento de um Pêndulo Simples envolve basicamente uma grandeza chamada período, ou seja, o intervalo de tempo que o objeto leva para percorrer toda a trajetória, retornando a sua posição original de lançamento, uma vez que o movimento pendular é periódico.
Em mecânica, um Pêndulo Simples é um instrumento ou uma montagem que consiste num objeto que oscila em torno de um ponto fixo. O braço executa movimentos alternados em torno da posição central, chamada posição de equilíbrio. O Pêndulo é muito utilizado em estudos da força peso e do movimento oscilatório. Atualmente busca-se utilizar o Pêndulo Simples para determinar a aceleração da gravidade da Terra. Apesar de todos os cuidados adotados, há habilidades das interferências de erros nos resultados que podem até torná-los sem valor. A atualização do Pêndulo Simples permite identificar a possibilidade de observar a influência das fases da Lua sobre a variação do campo gravitacional da Terra e, consequentemente, nas marés terrestres.
OBJETIVOS
O experimento tem por objetivo analisar o comportamento dinâmico de um sistema massa-mola suspenso, medir grandezas físicas diretas, a partir de gráficos, determinar outras grandezas e definir que o período de oscilação de um sistema massa-mola é independente da amplitude.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Muitos fenômenos naturais apresentam padrões temporais repetitivos. Movimento planetário, átomos vibrantes numa molécula, oscilação eletromagnética e o movimento de uma massa presa em uma mola, são apenas alguns exemplos de movimentos de caráter periódico. A repetição periódica de ida e volta do movimento dá origem ao movimento oscilatório ou movimento harmônico. Neste tipo de movimento chama-se de Período (T) ao tempo que dura uma repetição periódica de ida e volta; Frequência (f = 1/T) é o número de oscilações