Titulo
A Termoquímica é o ramo que estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
O estudo dessas trocas de energia é importante para nossas vidas e nossa sociedade, pois explica porque as reações ocorrem e permite-nos predizer quanto de calor liberam e quanto de trabalho podem realizar.
Por exemplo, a quantidade de calor liberada pela queima dos combustíveis permite-nos compará-los e determinar qual é melhor; também o conteúdo calorífico dos alimentos, que é mostrado nos rótulos, ajuda-nos a estabelecer o que é melhor incluirmos na nossa dieta diária ou não.
Reações exotérmicas e endotérmicas
As reações que liberam calor para o ambiente externo são denominadas reações exotérmicas. Já as reações que absorvem calor do meio externo são as reações endotérmicas.
E uma das funções primordiais desse ramo de estudo é a possibilidade de medir ou quantificar essas trocas, seja elas, exotérmicas ou endotérmicas.
Imagem 1 Imagem 2
Entalpia e Variação de Entalpia
Entalpia (H) ou conteúdo de calor é a grandeza que mede o conteúdo energético das substâncias ou reações. Podemos calcular o calor de um sistema ou reação através da variação de entalpia, que é simbolizado por (∆H), é a medida da quantidade de calor liberada ou absorvida pela reação. A mesma depende da temperatura, pressão, estado físico, número de mol e da variedade alotrópica das substâncias. A variação de entalpia pode ser calculada da seguinte forma:
Δ Htotal = ΔHfinal – ΔHinicial
Em algumas reações químicas (não sintetizadas), não é possível calcular o valor da variação de entalpia (∆H), o que faz com que sua