Estruturas dos Polímeros
Alunos: Kleber Costa
Turma: B
Trabalho de Ciências dos Materiais
1ª Parte – Estruturas dos Polímeros
1 – Polímeros Naturais – Celulose, algodão, lã de carneiro e seda do bicho da seda.
2 - Os hidrocarbonetos são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio.
As ligações possivelmente típicas são as seguintes:
Elevada covalência do C - Permite que uma grande variedade de grupamentos se ligue a ele, em uma grande variedade de combinações.
Forte ligação C-C - Podem se formar cadeias de comprimento ilimitado
Possibilidade de ligações múltiplas com o carbono, aumentando o número de compostos orgânicos possíveis.
Alguns elementos apresentam 1 ou 2 dessas propriedades, mas nenhum apresenta as 3. Os HC podem ser divididos em hidrocarbonetos alifáticos (alcanos, alquenos e alquinos) e hidrocarbonetos aromáticos.
3 - Os polímeros são substâncias que apresentam ligações em cadeia entre átomos de carbono com outros elementos químicos. Estas ligações são predominantemente covalentes, existentes ligações (tripla, dupla ou simples), as energias associadas a estas e a distância entre os átomos ligados (comprimento da ligação).
4 - Isômeros são compostos cuja molécula contém as mesmas espécies e o mesmo número de átomos que outra, mas difere dessa outra em sua estrutura molecular.
5 - Figura (a) Figura (b)
(a) Estrutura química e formação do polietileno, adaptado de Shackelford (1996) e (b) alguns outros polímeros conhecidos, adaptado de Callister (1997).
6 - Geralmente a primeira grande diferenciação entre os polímeros é o seu caráter termoplástico ou termorrígido (ou termoestável). Os polímeros termoplásticos estão completamente polimerizados no seu estado bruto (como fornecido), não necessitando de reações químicas