Estrutura e propriedades dos polímeros
Estrutura e Classificação
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan danilo.carastan@gmail.com
Definições
• Macromoléculas: moléculas grandes, formadas por, no mínimo, 100 átomos, podendo atingir tamanhos quase ilimitados. • Polímeros – do grego πολσ (poli – muitas) + μέρος (meros – partes), são macromoléculas formadas pela repetição de unidades simples, os meros, ou unidades monoméricas, ligados covalentemente entre si. • Monômeros: são as moléculas simples que dão origem aos polímeros através de reações de polimerização.
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan - 2011
Molécula de Polietileno
Síntese de Polímeros
A formação de uma molécula polimérica só é possível quando as unidades básicas (monômeros / meros) conseguem formar cadeias sequenciais (funcionalidade ≥ 2)
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan - 2011
Não é polímero!!
Síntese de Polímeros
Os mecanismos de polimerização podem ser classificados em: poliadição e policondensação. A polimerização por adição (em cadeia) envolve as seguintes etapas (exemplo de polimerização do etileno): 1. Iniciação: formação de sítio reativo a partir de um iniciador (R) e monômero: R + CH2=CH2 R-CH2CH2 2. Propagação da reação a partir dos centros reativos: R-CH2CH2 + n CH2=CH2 R-(CH2CH2)nCH2CH2 3. Terminação da reação: R- (CH2CH2)nCH2CH2 + R’ R-(CH2CH2)nCH2CH2-R’
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan - 2011
Síntese de Polímeros
Polimerização por condensação (por etapas): neste processo, as reações químicas intermoleculares ocorrem por etapas, e em geral envolvem mais de um tipo de monômero.
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan - 2011
Exemplo: formação de um poliéster (reação entre hidroxila e carboxila)
Representação de um passo do processo de polimerização por condensação de um poliéster (este passo se repete sucessivamente, produzindo-se uma molécula linear)
Materiais Poliméricos
Polímeros de adição comuns
Monômero
Prof. Dr. Danilo Justino Carastan -