Trabalho de Malaria
A malária é uma doença infecciosa febril aguda cujo agente etiológico é um parasito do gênero Plasmodium. A transmissão natural da malária ocorre por meio da picada da fêmea infectada do mosquito do gênero Anopheles, que se infecta ao sugar o sangue de um doente.
Malária humana é uma doença, que se não for tratada, poderá evoluir rapidamente para a forma grave e complicada.
Essa doença também é conhecida como impaludismo, paludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, além de nomes populares como maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou febre.
Qual o micro-organismo envolvido?
Cinco espécies de protozoários do gênero Plasmodium podem causar a malária humana: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. malariae, P. ovale e P. knowlesi. No Brasil, somente as três primeiras espécies deste parasita estão presentes, sendo as infecções por P. vivax predominantes, seguido das infecções por P. falciparum. A quarta espécie de protozoário, o P. ovale, ocorre apenas no continente africano e o P. knowlesi no Sudeste Asiático, porém, ocasionalmente, casos importados de outros países podem ser diagnosticados no Brasil.
Progressão e sintomas:
As pessoas infectadas podem apresentar sinais e sintomas inespecíficos como: dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios.
Em geral, esses quadros são acompanhados por dor abdominal, dor nas costas, tontura, náuseas e vômitos. As gestantes, as crianças e as pessoas infectadas pela primeira vez estão sujeitas a maior gravidade da doença, principalmente por infecções pelo P. falciparum, que, se não tratadas adequadamente e em tempo hábil, podem ser letais.
Infecção severa
Se a infecção for severa, geralmente por P. falciparum, podem haver sintomas adicionais mais graves como:
Choque circulatório (parasitas entupindo vasos sanguíneos); Síncopes (desmaios); Convulsões; Delirium; Hepatomegalia (inchaço do figado); Esplenomegalia (inchaço do baço); Hipoglicemia ; Problemas