Trabalho final malaria
A malária é um dos agravos que mais acometem o homem na Amazônia, em áreas rurais e semi-rurais, podendo ocorrer em áreas urbanas, principalmente na periferia. O intenso processo de urbanização tem sido responsabilizado pela alteração dos parâmetros epidemiológicos da malária. Os fatores entomológicos e parasitológicos são intensamente afetados pelas mudanças ecológicas e sociológicas que acompanham o crescimento da população urbana. Na área urbana da sede do município de Boa Vista-RR esses fatores têm contribuído para o incremento da malária. A identificação dos criadouros, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato é uma estratégia eficaz no combate ao controle da doença. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são ferramentas geotecnológicas que permitem o processamento e a análise de dados georeferenciados, otimizando a produção de informações espaciais e respaldando, por esta via, a tomada de decisões. EsteTrabalho de Pesquisa analisa alguns determinantes relacionado a incidência da malária na sede do município de Boa Vista-RR, nos bairros Paraviana, Caçarí e Cauamé.
Palavras-chave: Malária, Anopheles Darling, Sistemas de informações geográficas, SIG, Bairros: Paraviana, Cauamé e Jardim das Copaíbas/Olaria.
1. Introdução
A malária, ainda hoje, é uma das doenças com ocorrência em cerca de 90 países, situada principalmente na faixa entre os trópicos do globo terrestre, entre esses está o Brasil, especialmente a Amazônia a qual está inserido o Estado de Roraima e sua capital Boa Vista.
A cidade de Boa Vista tem crescido a uma taxa de ........... % ao ano, onde concentra mais de 60% da população do estado.
O êxodo rural é uma das principais causas do “inchaço” na periferia. Como a maioria das pessoas não tem onde morar, nem recursos para comprarem lotes, constroem “barracos” em locais não autorizados, ocupando áreas de proteção permanente provocando risco ambiental.
Essa população fica exposta a toda sorte de doenças nessas