Trabalho de Malária
Cuiabá – MT
2014
MALÁRIA
Professores: Celso Ricardo Ferreira
Alunos: Barbara Talita S. de Amorim
Darlene Moraes Viana
Joyce Karyne B. Petronilho
Jussara Mônica da Silva Dias
Karla Cardoso Barbieri
Katiúscia Silva Moura
Michelle Siqueira Sobrinho
Simone Barros B. Ferreira
Cuiabá – MT
2014
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará sobre uma doença infecciosa chamada Malária causada por um protozoário unicelular do gênero Plasmodium, que aniquila os glóbulos vermelhos do sangue, tornando as pessoas anêmicas transmitida por meio da picada de fêmeas de mosquito do gênero Anopheles.
Será demonstrado o conceito desta doença, forma de transmissão, as causas da Malária para identificar seus sintomas e estudar a forma de tratamento e prevenção.
Este trabalho visa contribuir para a elucidação de suas causas e as maneiras que podemos preveni-la, evitando assim que no futuro, nós e nem ninguém venhamos a contrair esta desagradável doença.
2. O QUE É MALÁRIA
A doença é conhecida como: paludismo, impaludismo, febre palustre, febre intermitente, febre terçã benigna, febre terçã maligna, febre quartã, maleita, sezão, tremedeira, batedeira ou simplesmente febre. Apesar de todas essas designações, o nome mais difundido, inclusive no meio médico, é malária, nome proveniente da expressão italiana mau aire, que significa mau ar ou ar insalubre, que pode trazer doença.
A malária é uma doença parasitária do gênero Plasmodium transmitida de pessoa para pessoa através da picada da fêmea do mosquito Anopheles infectado, a qual introduz no sistema circulatório do hospedeiro os microorganismos presentes na sua saliva, os quais se depositam no fígado, onde maturam e se reproduzem.
É uma doença infecciosa febril aguda ou