titulo
-
Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006
3
ocorrerem, identifique a causa e corrija
-
a. O processo de correção determinará a necessidade de encontrar a causa e não de encobri
-
la.
O Kanban começou na Toyota como um programa para controlar o fluxo da produção em todo o sistema de pr odução. O objetivo era melhorar a produtividade e envolver a mão
-
de
-
obra. O sistema de cartão e os métodos de controle do fluxo surgiram a partir do objetivo original. É importante que se compreenda que são denominados tipos diferentes de atividade pelo te rmo Kanban:
1. Um sistema de controle do fluxo de material ao nível da fábrica (Kanban Interno) e que pode
-
se estender, em alguns casos, ao controle do material distribuído ou recebidos de fornecedores (Kanban Externo).
2. Um sistema para melhorar a produt ividade, mudando
-
se o equipamento, os métodos de trabalho e as práticas de movimentação de material que usa o sistema de controle de material por cartões (kanbans) para identificar as áreas com problemas e avaliar os resultados das mudanças.
1.
5
O Objet ivo do Sistema Kanban
O Sistema Kanban é um instrumento de controle de produção. Ele tem a função de um pedido de produção no departamento de fabricação e a função de instruções de retirada no processo subseqüente. Mesmo que os empregados que fazem as peça s tenham de produzir certa quantidade de um produto dentro de certo tempo, eles na sabem quanto e quando será usado de fato. Eles só podem produzir algo de acordo com um programa de produção comunicado pelo departamento de controle de produção.
O sistema K anban tem a função de avisar o empregado primeiro, que estão fazendo as peças, se essas peças são necessárias.
(Moura, 2003)
1.
6
Produtividade em Desordem (Kaizen)
Há vários anos, o cartão de Boas Festas de Hohei Goshi, presidente e fundador do