Titulo
1- Na interação entre os sistemas operacionais e dispositivos de E/S:
a) o driver de dispositivo é o programa que faz a comunicação direta entre a CPU e o dispositivo, por meio de envio e recebimento de comandos.
b) tudo o que os sistemas operacionais vêm é a interface do controlador, que pode ser muito diferente da interface para o dispositivo.
c) um driver pode ser inserido no núcleo, por meio da execução do programa no espaço de usuário e, na sequência, do reinício do sistema operacional.
d) o driver, para ser usado, deve ser colocado dentro do sistema operacional para que seja executado em modo usuário.
e) a entrada e a saída podem ser realizadas de várias maneiras; na mais simples um programa de usuário emite uma chamada diretamente ao driver apropriado para iniciar o processo de E/S.
2- Em relação aos modelos de entrada e saída, considere:
I. Na entrada e saída mapeada, o programa vê os dispositivos periféricos como endereços de memória, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memória.
II. No modo de transferência simples o controlador de DMA devolve o controle de barramento à CPU a cada transferência de um byte (ou palavra); no modo de transferência por bloco o controlador de DMA não devolve o controle do barramento à CPU até que toda a transferência tenha sido efetuada.
III. Na entrada e saída mapeada, se cada dispositivo tem seus registradores de controle em uma página diferente do espaço de endereçamento, o sistema operacional pode dar a um usuário o controle sobre dispositivos específicos, simplesmente incluindo as páginas desejadas em sua tabela de páginas.
IV. Os controladores de DMA que usam endereçamento de memória física para suas transferências requerem que o sistema operacional converta o endereço virtual do buffer de memória pretendido em um endereço físico e escreva esse endereço físico no registrador de endereço do DMA.
Está correto o que se afirma