Literatura: Movimentos e Vanguardas Europeias
2) Ultrarromantismo, Mal-do-século, geração byroniana, pessimismo exagerado, evasão pela morte, subjetivismo exarcebado, supervalorização do amor, religiosidade: busca da perfeição, poesia gótica macabra.
3) Geração condoreira, condoreirismo : voos exuberantes da imaginação do poeta, empregos de figuras de estilo, tom clamatório e dramático, uso de pontos de exclamações e reticências, abolição da escravatura, a mulher é mais carnal, sensual, o amor é erotizado, supervalorização do amor, sentimentalismo.
Realismo: Verossimilhança: semelhança com a realidade, Lei da causalidade: sempre deve haver uma explicação lógica para os fatos, Objetivismo: a realidade é observada por meio da razão, detalhismo: os detalhes procuram retratar a realidade de maneira precisa.
Parnasianismo: Influência de Charles Darwin, determinismo: o comportamento do personagem é determinado por fatores hereditários sociais, preferência por ambientes miseráveis, ênfase na satisfação das necessidades instintivas: sexo e apetite.
Simbolismo: Valorização do consciente e do subconsciente – Sigmund Freud, Aproximação da poesia com a musica, gosto pelo vago e impreciso, sinestesia (mistura de sentidos), princípio da sugestão: recorre à sonoridade das palavrs, aliteração: repetição de consoantes, assonância: repetição de vogal, misticismo e religiosisade. O sentido da existência a solidão humana e universo
Pré modernismo: ruptura com o passado - por meio de linguagem chocante, com vocabulário que exprime a “frialdade inorgânica da terra”. Inconformismo diante da realidade brasileira - mediante um temário diferente daquele usado pelo romantismo e pelo parnasianismo : caboclo, subúrbio, miséria, etc...Interesse pelos usos e costumes do interior - regionalismo, com registro da fala rural. Destaque à psicologia do brasileiro - retratando sua preguiça, por exemplo nas mais diferentes regiões do Brasil.