titulo do trabalho
Um sistema operacional, por mais complexo que possa parecer, é apenas um conjunto de rotinas executado pelo processador. Sua principal função é controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilização e o compartilhamento dos seus diversos recursos, como processadores, memórias e dispositivos de entrada e saída.
Sem ele, o usuário para interagir com o computador deveria conhecer profundamente diversos detalhes sobre o hardware, o que tornaria seu trabalho lento e com grandes possibilidades de erros. O sistema operacional tem como objetivo funcionar como uma interface entre o usuário e o computador, tornando sua utilização mais simples, rápida e segura.
Um sistema operacional não é executado de forma linear como na maioria das aplicações, com inicio, meio e fim. Suas rotinas são executadas concorrentemente em função de eventos assíncronos, ou seja, eventos que podem ocorrer a qualquer momento.
Funções Básicas
• Facilidade de acesso aos recursos do sistema
Um computador ou sistema operacional possui diversos dispositivos, como monitores de vídeo, impressoras, unidades de CD/DVD, discos e fitas magnéticas. Quando utilizamos um desses dispositivos, não nos preocupamos com a maneira como é realizada esta comunicação e os inúmeros detalhes envolvidos nas operações de leitura e gravação.
Para a maioria de nós, uma operação como a leitura de um arquivo em disco pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas especificas, controladas pelo sistema operacional, responsável pelo acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória e, finalmente, informar ao programa a conclusão da operação.
Cabe, então, ao sistema operacional servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando esta comunicação transparente, além de permitir um trabalho mais eficiente e com