titulação
Relatório de APFQ – Titulação
Professor Luiz Gustavo
Heloisa de Cassia Santos Nº 14 série: 1ºA
2013
INTRODUÇÃO
Dentre as várias operações analíticas que se efetuam em laboratório, a análise volumétrica é uma das mais importantes. A análise volumétrica envolve cálculos de concentração e volumes de soluções líquidas.
Uma das fases da análise volumétrica é a Titulação. Nessa operação é possível determinar a concentração de uma solução desconhecida.
A titulação é uma técnica analítica, que tem como finalidade determinar a concentração exata de uma solução.
Na análise volumétrica, a solução de concentração conhecida é designada por solução titulante e aquela cuja concentração se pretende determinar a designada por solução titulada.
O titulante é adicionado ao titulado até que se atinja a quantidade estequiométrica. A titulação termina quando se atinge o ponto final da reação ou ponto de equivalência da reação. O ponto final é detectado pela variação de uma propriedade física ou química da solução a ser titulada, utilizando indicadores ou instrumentalmente. Quando se utilizam os indicadores, esta variação é facilmente detectada, pois corresponde a uma alteração de cor.
Numa titulação ideal, o ponto final visível coincidirá com o ponto final estequiométrico. Na prática, há sempre uma pequena diferença, que constitui o chamado erro de titulação. pH O pH (potencial Hidrogênionico) classifica as substâncias em ácidas e básicas de acordo com a concentração de íons H+ e OH-. Quanto maior a concentração de íons de Hidrogênio menor o pH e maior a acidez da substância. Quanto maior a concentração de ìons OH- maior o pH e maior a alcalinidade.
Os valores do pH podem variar de 0 a 14. pH = 7 – Solução neutra (Ex.: água) pH < 7 – Solução ácida (Ex.: HCl) pH > 7 – Solução Alcalina (Ex.: NaOH)
Indicadores de pH:
A determinação de pH pode ser feita por meio de indicadores ácido – base.
Indicadores ácido – base são substâncias que se