Titulação
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FÍSICA
PROF: ADRIANA IDALINA TORCATO
TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO
Daniele Morais
José Garcia
Jessica Campelo Da Silva – 2011.110.926
Juliana
ARAGUAÍNA – TO
2012
SUMÁRIO
1 – Resumo
2 – Introdução
3 – Objetivos
4 – Partes Experimentais
5 – Resultados
6 – Discussão
7 – Conclusão
8 – Referências Bibliográficas
1 – RESUMO
Este trabalho refere-se sobre a titulação ácido-base, que é uma técnica utilizada para a determinação de soluções desconhecidas através do volume de uma solução de concentração conhecida. Através de experimentos podemos reutilizar a solução de HCl preparada na aula anterior e fazer a Alcalimetria (titulação de base desconhecida utilizando um ácido forte) e com o NaOH, a Acidimetria (titulação de ácido desconhecido utilizando uma base forte).
2 – INTRODUÇÃO
Em uma titulação busca-se determinar a concentração do analito a partir de um titulante com concentração bem definida. Para isto, é necessário padronizar tal titulante a partir de um padrão primário. Um padrão primário possui alto grau de pureza, fácil secagem, alto peso molecular, entre outros, os quais não se encontram em titulantes.
Para a realização da titulação é necessário o uso de indicadores ácido-base nas soluções que contém o padrão primário. Um indicador ácido-base é solúvel em água e sua cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre durante a titulação é sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao pH, pois este possui uma determinada cor em meio ácido e outra em meio básico.
3 – OBJETIVO
O objetivo do experimento é determinar a concentração de uma solução desconhecida através de uma titulação entre um ácido forte e uma base forte utilizando um indicador.
4 – PARTE