Enfermagem
As doenças cardiovasculares são aquelas que afetam o coração e as artérias, que são infarto, arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. Uma das principais características das doenças cardiovasculares é a presença da aterosclerose, que é o acumulo de placas de gordura nas artérias ao longo dos anos que impede a passagem do sangue (PORTAL BRASIL, 2012).
As doenças cardiovasculares é uma das doenças que causa mais óbitos nos países desenvolvidos e naqueles que estão em desenvolvimento, e apresentam altos índices de crescimento, e ha uma alerta para o profundo impacto nas classes menos favorecidas e para a necessidade de intervenções eficazes, de baixo custo e de caráter preventivo(LAURENTI, 1995).
De com acordo com Chor (1995), no ano de 1988, no Brasil, as doenças cardiovasculares foram responsáveis pela maior causa de óbito no país, o números de óbitos nos homens foram de 31% e nas mulheres foram de 39%, sendo considerado a principal causa de morte a partir dos 40 anos de idade contabilizando um total de 33% dos óbitos na faixa de 40 a 39 anos de idade. Um dado bem importante que comparando-se a taxa de mortalidade por infarto agudo do miocárdio de oito capitais brasileiras (Belem, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) com a de outros países, foi verificado que no no grupo étario mais jovem ( entre 35 e 45 anos) o risco de morte por Infarto Agudo do Miocárdio foi cerca de três vezes maior para homens e quatros vezes maior para mulheres do nos EUA, e, nos grupos mais idosos, os coeficientes foram o dobro dos norte-americanos.
Portanto, baseado nessas estimativas a finalidade da pesquisar é obter vareáveis e eficácia dos atendimentos Pré-Hospitalar na cidade de Esperança – PB, onde os dados serão obtidos pelo SAMU da cidade, podendo assim avaliar os casos de Doenças Cardiovasculares e os procedimentos realizados na assistência.
2 JUSTIFICATIVA De acordo com o INCOR