Introdução aos estudos históricos
Pois Heródoto é considerado o primeiro autor pessoal que relata a história de acordo com os resultados de suas pesquisas; narrando os acontecimentos humanos e deixando os deuses sem maiores impactos na historiografia, desassociando-a de lendas e mitos, averiguando-a de forma próxima à da verdade e investigações.
2. Por que se pode afirmar que a narrativa histórica elaborada por Heródoto significa pesquisa e investigação, como propõe Flávia Eyler?
Ele se preocupava em escrever a história humana numa época em que a oralidade dominava a sociedade; e através de suas viagens, ele anotou e descreveu detalhes culturais e geográficos das diferentes regiões, criando um catálogo historiográfico acerca dos fatos através de suas visões e com uma escrita basicamente sem compromisso obrigatório com documentos e fontes.
3. A partir da leitura do texto de Eyler, explique o que a narrativa de Heródoto inaugura de novo em relação à tradição anterior.
Heródoto consistiu a historiografia em uma narrativa investigativa, tornando uma forma de pensamento nova, inaugurando uma nova era de investigações e pesquisas dos fatos, quebrando a antiga tradição das lendas e mitos e das histórias passadas de pessoa em pessoa sem nenhum conhecimento prévio de verdades pesquisadas.
4. Qual é, na opinião de Hartog, o sentido moderno da palavra arquivo?
Antigamente, os arquivos eram demasiadamente imprecisos; eram somente uma maneira de datar a cronologia e a sucessão de algumas instituições, onde muitas vezes continham informações falsas que buscavam legitimar ou justificar determinada ambição. Atualmente, para Hartog, arquivo é o conjunto de acervos documentais escolhidos e conservados por uma instituição. As coisas são arquivadas com a intenção de guardar vestígios sobre o tempo e sociedade para conhecimentos futuros. Nem tudo é