Introdução aos Estudos Históricos
Questionário:
1) Os gregos foram responsáveis por um deslocamento epistemológico em relação há forma de pensar a história. Explique como se deu este deslocamento a partir do trabalho de Heródoto e Tucídides.
Para Heródoto até então, valorizava-se a história feita através da metodologia de fontes orais e imateriais. Pesquisando as ações dos homens, ou seja, ouvindo e observando a comunidade em ação. Era baseada na memória e na subjetividade. Então um fato histórico tinha tal valor, e não devia deixar que fosse esquecido. Ainda na Grécia via-se também a história como meio de mostrar exemplos. Realiza-se um exame crítico sobre o passado e fatos supostamente acontecidos. Já posteriormente para Tucídides com a difusão da escrita em sua época, ocorre uma mudança de valores dos sentidos. Tudo que é concreto, à vista ganha status, associando-se à ideia de verdade. E tudo que é ouvido passa a associar-se ao enganoso. Então para ele, a história devia buscar sempre a razão, o raciocínio concreto e crítico dos acontecimentos. Também se passa a ver a escrita como uma forma de fixação da realidade, considerando um tema central ocorrido na história como o ¨ponto auge¨. Assim consequentemente diminuindo o valor e significado de outros acontecimentos tão importantes quanto aquele escolhido.
2) Explique como se pensava a história na Europa Cristã Medieval.
O nascimento de uma nova mentalidade que, influenciada pela religião cristã, considerava a salvação eterna como objetivo principal da existência do homem na terra. Então se projeta o futuro através da história do passado, com a função útil de bons e maus exemplos, e com um fundo moral sobre os homens. Cria-se um tempo linear e irreversível sobre a história. Onde a humanidade teria que progredir para alcançar a salvação, o plano superior que é perfeito. Essa linha temporal terminaria em um futuro no juízo final com a providência divina sobre a humanidade. Dessa maneira o