titulação
INTRODUÇÃO
Titulação é um processo em que se determina a quantidade de uma substância em uma solução, medindo-se a quantidade necessária de um reagente para reagir completamente com toda a substância. Normalmente isso é feito adicionando-se, controladamente, um reagente de concentração conhecida á solução da substância, ou vice-versa, até que se julgue que ela reagiu por completo. Então, através do volume de reagente adicionado (titilante) e da sua concentração, determina-se a quantidade de matéria de reagente consumido. A titulação é muito usada no estudo das concentrações de soluções de ácido e bases com a ajuda de indicadores. Indicadores são substâncias que apresentam colorações diferentes em meio ácido e básicos. Os principais equipamentos de laboratório usados em uma titulação são: Bureta e Erlenmeyer.
Objetivo O objetivo deste experimento é de determinar a concentração exata de soluções aquosas de ácido e bases fortes, utilizando a titulação.
Materiais
- Balança analítica
-Béquer
-Bureta
-Suporte
-Balão volumétrico
-Pera
-Pipeta volumétrica
-Erlenmeyer
-Garra
-Conta gotas
-Proveta
Parte Experimental
Parte 1- Padronização de soluções Fez-se o calculo da pureza de NAOH, em seguida pesou em um béquer a quantidade que foi encontrada em uma balança analítica. Em seguida homogeneizou-se o NAOH em agua destilada, transferiu a amostra para um balão volumétrico de 500 ml e completou sua medida com agua destilada. Homogeneizou a solução. Tampou-se o balão, rotulou com nome da solução a data e nome de quem preparou a solução. Guardou a solução.
O mesmo foi feito com o HCL.
Parte 2
Padronização da solução de NAOH 0,1 mol/l Pesou-se em uma balança analítica o Biftalato de potássio (em um béquer) em seguida transferiu as amostra para o erlenmeyer e acrescentou 25 ml de agua destilada para