Resumo Filosofia
A Filosofia é um caminho para afastar-se do dogmatismo natural a que todos estão propensos. É a busca do conhecimento racional.
PHILOS > Amar / Gostar
SOPHIA > Sabedoria
Logo, temos que filosofia significa “gostar do saber”.
A filosofia tem por objetivo despertar a interrogação, aprofundar a reflexão, reinterpretar os fatos e afastar justificativas aparentes ou falsas, negar pré-conceitos e pré-juízos. Também, podemos conceituar a filosofia como a saída do senso comum em busca do conhecimento cientifico.
Sócrates:
O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava explicar o mundo baseada na observação das forças da natureza. Com Sócrates, o ser humano voltou-se para si mesmo. Como diria mais tarde o pensador romano Cícero, coube ao grego "trazer a filosofia do céu para a terra" e concentrá-la no homem e em sua alma (em grego, a psique). A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. Pensadores sofistas, os educadores profissionais da época, igualmente se voltavam para o homem, mas com um objetivo mais imediato. Isso significava transmitir aos jovens não o valor e o método da investigação, mas um saber enciclopédico, além de desenvolver sua eloquência, que era a principal habilidade esperada de um político.
Os sofistas foram fundamentais na democracia grega, pois se ocupavam da arte retórica, ou seja, a arte de convencer seus seguidores de que a sua "verdade" era a melhor. Assim, só se importavam com o convencimento e não com a veracidade do discurso. Enquanto os sofistas buscavam convencer os demais, através da eloquência no discurso sem se preocupar em alcançar a verdade, Sócrates a buscava continuamente.
Platão: 427 – 348 a.c. – Filósofo grego discípulo de Sócrates
Conto de Er
Er era um guerreiro