Titulação ácido-base
Objetivos:
Neste experimento foi realizada a titulação ácido-base utilizando o método ácido forte/base forte, baseado na determinação da concentração de uma base(NaOH) e um ácido(HCl).
Reagentes:
Ácido clorídrico, solução de Hidróxido de sódio a 1M, solução de alaranjado de metila 1%, solução de fenolftaleína a 1%
Equipamentos e Vidrarias:
Pipeta Volumétrica de 25 ml, Pêra de sucção, Bureta de 25 ml, Erlenmeyer de 250 ml, Suporte Universal e garras.
Dados:
HCl → Cl ¯ + H₃O¯
NaOH → Na⁺ + OH¯
A)Calcule a concentração molar(M) do ácido, utilizando 25 ml de HCl como titulado(erlenmeyer) e NaOH 1M como titulante (bureta). Utilizar alaranjado de metila 1% como indicador. Repetir a experiência com fenolftaleína1% como indicador. Comparar os resultados. Com a pipeta volumétrica transferimos 2,5 ml de HCl para o erlenmeyer e NaOH 1M como titulante na bureta. Utilizamos como primeiro indicador a 10 gotas de fenolftaleína no HCl e em seguida com a bureta despejamos gota a gota de NaOH no titulador HCl, onde pudemos observar que em meio básico, sua cor é incolor, teve como ponto de viragem a cor rosa na marcação 2,0 ml da bureta. Ácido reage com base, neutraliza. Assim, agitando, saturando a solução.
Utilizando outro tipo de indicador o alaranjado de metila, repetimos o mesmo processo colocamos 10 gotas de alaranjado de metila no titulador HCl e adicionamos gota a gota do titulante NaOH. Observamos que em meio básico o ponto de viragem teve marcação de 1,9 ml ficando assim na cor amarela.
Cálculos:
Fenolftaleína: 2,0 ml
Alaranjado de metila: 1,9 ml
Média aritmética: 2,0+1,9/2= 1,95 ml (volume de base NaOH)
C1V1=C2V2 -> 1 mol/ L x 1,95 ml = C2 x 25ml -> 1,95/25= 0,078 (Concentração molar de HCl)
B)Como é o critério de utilização de indicador?
Os indicadores de pH são substâncias orgânicas que possuem a propriedade de mudar de coloração com a variação de pH do meio. A mudança de