Titulação de Retorno
Alunos:
Ouro Preto, Março de 2013
Sumário
1. Objetivo
2. Introdução
3. Procedimentos
4. Cálculos
5. Discussão dos resultados
6. Conclusão
7. Questões
8. Bibliografia
Objetivos
Padronizar o HCl (encontrar sua concentração) usado no experimento e calcular o teor de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2) presente no leite de magnésia.
Introdução
Muitas vezes, a substância com a qual se pretende preparar uma solução padrão não é um padrão primário. Nestes casos deve-se preparar uma solução desta substância com uma concentração próxima da desejada e, em seguida, padronizá-la frente a uma solução-padrão. Para o uso dos procedimentos de titulação. Entretanto, algumas vezes, a espécie química em solução ou a reação utilizada tem características que não recomendam a sua titulação (volumetria) direta. É o que ocorre com o hidróxido de magnésio, que, por ser pouco solúvel, faz com que a determinação do ponto de equivalência seja difícil. Para evitar esse problema, o procedimento adotado é fazer com que a reação de neutralização do hidróxido de magnésio ocorra totalmente através da adição de uma quantidade excessiva da solução de um ácido padrão secundário. Em seguida, o excesso de ácido é titulado com uma solução-padrão básica secundária. Esse procedimento de determinação da quantidade em excesso adicionada é conhecido como titulação de retorno.
Titulação de retorno, também chamada de titulação indireta é um que método consiste em adicionar um excesso, exatamente conhecido, da solução padrão ao analito e depois determinar a parte desse excesso que não reagiu com outra solução padrão. É usado, principalmente, quando a velocidade da reação direta não é compatível com a titulação ou quando a amostra não é solúvel em água, mas é solúvel no reagente da titulação direta, que é o caso da prática a ser feita, ou ainda