Anorexia e
Lícia Ledss Cunha
Resumo
O presente trabalho encontra-se fundamentado na disciplina Psicopatologia da Infância e Adolescência sob a responsabilidade da professora Ana Paola Robatto, com valor de avaliação para a disciplina em questão. Os transtornos alimentares anorexia e bulimia nervosas constituem-se como síndromes comportamentais associadas a perturbações fisiológicas e fatores físicos. Tais transtornos estão presentes na história da humanidade há muito tempo, embora com a difusão rápida de informações e, conseqüentemente, dos padrões de beleza, associados às dietas dos fast foods, estes estejam em maior evidência. Talvez isso explique o fato do tema ser tão atual. Palavras-chave: anorexia; bulimia; transtornos alimentares; fast foods; informações; padrões de beleza; atual.
Introdução
Os transtornos alimentares constituem aflições comuns que ocorrem em qualquer idade da infância ou da adolescência, sendo que são também encontrados também na vida adulta. Variam desde ligeiros desvios no comportamento alimentar até doenças graves. São considerados transtornos psicobiológicos, uma vez que o comportamento alimentar satisfaz uma necessidade biológica que está associada com os relacionamentos pessoais. E mais: a alimentação tem importantes implicações sociais e culturais, sendo que a vida biológica e emocional faz relação com o processo alimentar.
A alimentação exerce um papel fundamental na vida das pessoas e suas interações, uma vez que este relacionamento é acompanhado por refeições em família, com os amigos, além dos eventos sociais. Os alimentos, quase sempre vem imbuídos de implicações morais, sendo transmitidos por mensagens mistas da sociedade. Um exemplo disso é a mãe que encoraja o filho a comer, simbolizando o seu amor para com ele. Por outro lado, a sociedade acrescenta proibições sobre aqueles alimentos engordantes e pouco saudáveis.
Para se falar em bulimia e anorexia é importante falar sobre a