Tire Suas D Vidas Sobre Planos De Sa De
O que é carência e quais os períodos máximos permitidos pela legislação?
Carência é um período pré-determinado no início do contrato e respaldado na legislação, durante o qual o consumidor não pode usar integralmente os serviços contratados junto ao plano de saúde.
Os períodos máximos de carências são:
24 horas para os casos de urgência e emergência;
30 dias Consultas e Exames Simples
300 dias para partos;
180 dias para os demais casos: Internações e exames de Alta Complexidade
24 meses para cobertura de doenças ou lesões preexistentes, não agravadas.
Existe algum órgão responsável pela regulamentação da carência?
Sim, as carências são pré-estipuladas pela ANS (Agência Nacional de Saúde), mas algumas empresas de planos de saúde oferecem carências diferenciadas como atrativo de seus planos de saúde. Qual a diferença entre acomodação em apartamento e enfermaria?
Acomodação em apartamento garante o direito ao usuário do plano de saúde no caso de uma internação poder ficar em quarto particular com banheiro privativo e acompanhante em tempo integral.
Acomodação em enfermaria é aquela onde o paciente fica internado com mais três pessoas no máximo e só garante o direito a acompanhante para pessoas até 18 anos ou com mais de 59 anos. Qual o funcionamento do sistema de reembolso dos planos de saúde?
O associado escolhe o prestador de serviço de sua confiança - que não precisa pertencer a nenhuma rede credenciada, paga a consulta e num prazo máximo de 30 dias a seguradora deve reembolsá-lo de acordo com o plano escolhido e se esta opção estiver em seu contato.
Se a seguradora não cumprir o prazo o consumidor deve denunciá-la. A operadora também deve informar de modo claro qual é o valor a ser reembolsado. Se não o fizer, o consumidor pode exigir o reembolso integral das consultas, segundo o PROCON.
De acordo com a ANS o plano de saúde não