classicismo pesquisa
Contexto Histórico: No século XVI ocorrem grandes mudanças e conflitos na Europa pois nessa época o Capitalismo já havia se imposto como modo de produção, havia reformas contra a Igreja Católica – Reformas Protestantes – que geraram a Contra Reforma Católica com a volta da Inquisição e criação do Index (livros proibidos). Há ainda as ideias do renascimento cultural e científico – a Racionalidade, o Antropocentrismo, o Movimento Humanista e Influência da Cultura Clássica (Greco-romana) que movimentam os artistas e escritores à crítica e mudança de pensamento.
Porém em Portugal esse renascimento não foi tão forte, restando fortes resquícios do período Medieval, pois havia uma convivência dos movimentos Novos (Burguesia, Cultura Clássica, Racionalismo) com os ideais conservadores medievais (feudalismo, cultura religiosa, teocentrismo).
Resumo e Esquema do Contexto e Características: * Exaltação do Homem – Humanismo ou Antropocentrismo – homem luta para deixar na terra sua marca e não para entrar no céu.
* Culto da Antiguidade Clássica (Greco-latina) – retomada dos modelos e regras da poética e retótica dos antigos. Presença da Mitologia, dos deuses pagãos usados como figuras literárias e claras alegorias.
* Universalismo – Apego aos valores transcendentais (o Bem, o Belo, a Verdade, a Perfeição). Ajustado a valores racionais e simplificação por Lucidez, Simetria e Técnica. Mimese Aristotélica (arte é igual a imitação da natureza).
* Equilíbrio e Clareza – As obras tem harmonia de forma e conteúdo.
* Medida-Nova – Trazida