Tiquatira
O nome deriva do antigo Capitão Bernardo Bueno da Veiga que apelidou seu sítio de Tiquatira, o território se estendia até São Miguel e já foi conhecido por haver ouro de aluvião em suas margens.
Já o bairro, conhecido como Freguesia da Penha recebeu este nome por uma antiga capela construida para Nossa Senhora da Penha, que trouxe muitas devotos à região. Sua fundação é incerta, mas os primeiros dumentos datam de 1667. Até hoje no dia 8 de Setembro, cortejos saem da igreja da Penha até o centro da cidade, passando pela atual avenida Celso Garcia.
Igreja Nossa Senhora da Penha Antiga
O bairro da Penha, até o início do século 20, não passava de um pequeno vilarejo com algumas chácaras. Com o processo de industrialização e urbanização da cidade, o bairro passou a receber parte da população operária, o que o caracterizou até meados da década de 60 como um bairro estritamente residencial. O comércio local só se desnvolveu em meados dos anos 70, mesmo assim com pouca infraestrutura. Somente 40% das ruas eram asfaltadas, o sistema de ensino, saude e transporte eram precario. Foi desenvolvido o comércio especializado na rua Padre João (rua das noivas), cinema JUúpiter e Penharama na rua São Geraldo. Igreja Nossa Senhora do Rosário (1802)
Com a inauguração da estação Penha do Metro em 1986, o bairro cresceu. Colégios públicos e particulares, hospitais, bibliotecas e toda a infraestrutura chegaram quase que consequente as instalações do metro. Hoje, o bairro da Penha se transformou emu ma centralidade da zona leste da cidade, seu comércio de rua deixou de ser especializado porém foi inaugurado um shopping em 1992.
Ainda hoje, o bairro da Penha abriga abriga várias obras