10 bactérias e 10 vírus , suas causas e consequências
Forma de Contágio Manifestação
Controle
Clostridium botulinun (Botulismo)
Através da ingestão de seus esporos. São encontrados no solo, em produtos agrícolas. Alimentos enlatados, em vidros ou embalados a vácuo, conservas e embutidos também são locais em que podem ser encontrados esses esporos.
Pode variar de algumas horas para pouco mais de uma semana após a ingestão dos esporos. Tontura, visão dupla, boca seca, aversão à luz, queda da pálpebra e dificuldade para urinar e evacuar.
Aplicação de soro antibotulínico. A pessoa acometida pode ser internada, para que fique em observação. Antibióticos não são eficazes para esse caso.
Haemophilus ducreyi. (Cancro Mole )
Doença sexualmente transmissível
Feridas contagiosas irregulares, avermelhadas, com base mole e fundo purulento. Surge como pequenas feridas com pus.
Tornam-se úmidas, maiores, mais profundas e dolorosas com o passar do tempo.
Uso de antibióticos.
Com período de incubação de aproximadamente 5 dias, pode ser completamente curada, caso seja feito tratamento adequado.
Vibrio cholerae (Cólera)
Pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de água-doce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença.
Diarreias agudas, vômitos e, em casos mais acentuados, câimbras, perda de peso intensa e olhos turvos. (Manifesta-se de forma assintomática e este é um dos principais motivos que facilitam sua propagação)
Isolamento e identificação do vibrião nas fezes do paciente. Reidratação é essencial caso seja necessário,tomar antibióticos.
Streptococcus pyogen(Esacarlatina)
Pelo contato com saliva ou secreções nasais de pessoas infectadas. Entre dois e dez dias depois da exposição à bactéria.
Febre alta, náuseas e dor de garganta. Mãos, pés e pernas incham. Surgimento de pequenas manchas vermelhas e brilhantes na pele, de textura áspera.
Uso de antibióticos, como a penicilina.
Neisseria meningitidis (Meningite)
Pelo contato da saliva ou gotículas de saliva