Tipos e mitos
CURSO DE PSICOLOGIA
KAREN CRISTINA NANI DE ARAUJO RA: B7412B-7
LUANE NANI DE ARAUJO RA: B84IGD-2
MATÉRIA: ANTROPOLOGIA E CULTURA BARSILEIRA
PROFESSORA: MERILYN ESCOBAR DE OLIVEIRA
SÃO PAULO
2013
Resposta das questões:
a) Os tipos e mitos fazem parte do pensamento de todos nos brasileiros, versões dos diferentes setores sociais em atividades e fabulações. São diversos os tipos e os mitos que estão nos estudos e nas narrativas fazem parte da realidade e fantasias, sendo de diferentes tipos.
Os tipos e mitos estão bastante enraizados na formação sociocultural, entram tradições indígenas, africanas e portuguesas. São tradições, práticas, valores, ideais, mitos e fantasias muito presentes na sociedade que se manifestam. Entendemos que faz parte na formação da sociedade brasileira, de um contexto histórico, social e cultural que se produz a matéria que foi criada os tipos e mitos, em família e linhagem.
Podem ser fórmulas mágicas das quais se decantam séculos de escravismo, castas e alienação.
Conforme falado e discutido em sala, os tipos e mitos são passados hoje nas escolas, por nossos pais e familiares ou até mesmos vemos e escutamos por outros no decorrer de nossas vidas.
b) É focalizada na realidade social e história do nosso país em especial termos culturais, com ingredientes psicossociais. Na história do pensamento brasileiro sobre a sociedade e sua cultura, são frequentes os tipos que se criam e recriam, a difícil e complexa realidade.
A história aparece como uma coleção de figuras e figurações, ou tipos e mitos, em indivíduos e coletividades, a situações e contextos marcantes, a momentos da geo-história, que se registram metafórica ou em expressão de uma ideia através de uma imagem, um quadro, um ser vivo etc. Esclarecem o que se apresenta complexo, contraditório, como é habitualmente a realidade histórico-social, em suas formas de