Simbolos, tipos e Mitos - Campanha Eleitoral 2014
O presente trabalho, tem por objetivo, abordar a diversidade da cultura brasileira, mais especificamente seus símbolos, tipos e mitos, através de uma analise da campanha politica de 2014, da candidata Marina Silva, baseadas nas ideias de Clifford James Geertz.
Reflexão sobre Propaganda Eleitoral
Com base nos conhecimentos obtidos em sala de aula acerca dos símbolos, apresentaremos a seguir, a comparação da campanha eleitoral da candidata a presidência do Brasil Marina Silva com as características culturais brasileiros.
Os Símbolos são a forma na qual representamos nossas ideias de uma maneira que todos poderão entender universalmente a mensagem a ser passada.
No vídeo retirado do site Youtube, a candidata lança sua campanha eleitoral, foram notórios alguns símbolos típicos do Brasil, como seu logotipo em forma de “M” com as cores da bandeira do Brasil. Na imagem abaixo, foram usadas diferentes texturas que podem ser associadas a diferentes culturas regionais e estilos dos eleitores. Por exemplo: Uma pichação que passa uma imagem contemporânea, descontraída da arte de rua, a folha de caderno que pode ser associado a educação, a palha simboliza uma mão de obra muito utilizada em alguns estados do Nordeste. Esse logotipo pode ser identificado facilmente por determinadas culturas, com isso nos identificamos e internalizamos por fazer parte da nossa vivencia e história.
Figura1 – Capa para Redes Sociais – Campanha
Disponível em http://marinasilva.org.br/material-de-campanha/ Acesso em Set. 2014
Com relação ao andamento do video, Marina faz seu discurso utilizando uma linguagem simples e de fácil entendimento, fala sobre aspectos que fazem parte da nossa cultura, como as questões ambientais, religião, educação, aspectos sociais. Esse tipo de abordagem permite que, até mesmo uma pessoa com um menor conhecimento sobre politica, conseguirá assimilar a proposta da candidata, já que este eleitor espera da política, melhorias na Educação, Segurança e