resumo bloco s
Estrutura Eletrônica
O hidrogênio possui a estrutura atômica mais simples que qualquer outro elemento, sendo constituído por um núcleo contendo um próton com carga +1 e um elétron circundante. A configuração eletrônica pode ser representada como 1s¹. os átomos de hidrogênio podem alcançar a estabilidade de três maneiras diferentes:
1- Formando uma ligação covalente (um par de elétrons) com outro átomo
O hidrogênio forma esse tipo de ligação preferencialmente com não-metais, por exemplo H2, H2O, HCl(gás) ou CH4. Muitos metais também formam esse tipo de ligação.
2- Perdendo um elétron para formar H+
Um próton é extremamente pequeno (raio de aproximadamente 1,5 x 10-5 Å, comparado com os 0,7414 Å do hidrogênio e 1-2 Å da maioria dos átomos). Por ser o H+ muito pequeno, ele tem um poder polarizante muito grande, e portanto deforma a nuvem eletrônica de outros átomos. Assim, os prótons estão sempre associados a outros átomos ou moléculas. Por exemplo, na água ou soluções aquosas de HCl e H2SO4, o próton existe na forma de íons H3O+, H9O4+ ou H(H2O)n+. Prótons livres não existem em “condições normais”, embora eles sejam encontrados em feixes gasosos a baixas pressões, por exemplo num espectrômetro de massa.
3- Adquirindo um elétron e formando H-
Sólidos cristalinos como o LiH contem o íon H-, sendo formados por metais altamente eletropositivos (todo o Grupo I e parte do Grupo 2). Os íons H- não são, porem, muito comuns.
Como a eletronegatividade do H é 2,1, ele pode valer-se de qualquer um desses três meios, sendo o mais comum a formação de ligações covalentes.
Posição na Tabela Periódica
O hidrogênio é o primeiro elemento da tabela periódica e apresenta características únicas. Existem apenas dois elementos no primeiro período, o hidrogênio e o Helio. O hidrogênio é bastante reativo, mas o Helio é inerte. Não é difícil relacionar a estrutura eletrônica e as propriedades do Helio com aquelas dos outros