Tipos e características de madeiras roliças
madeira
roliça
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS ESTRUTURAIS V - MADEIRA
ORIENTAÇÃO: Prof. FREDERICO ROSALINO
ALUNOS:
se5
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Os produtos de madeira utilizado na construção variam desde peças com pouco ou nenhum processamento e nessa classificação a madeira roliça é o produto com menor grau de processamento da madeira.
Resistência;
Baixo peso;
Boa disponibilidade no mercado;
Fácil manuseio;
Baixo consumo energético para processamento. 1
SE5 – MADEIRA ROLIÇA
se5
Fazem com que ela se torne um material altamente competitivo, com custos reduzidos e de maneira sustentável.
Seu baixo peso traz um alívio às estruturas de fundações assim como sua relação peso versus resistência, faz com que as estruturas sejam mais esbeltas.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
Não é necessário o emprego de mão-de-obra altamente especializada e a execução de sua construção torna-se efetivamente mais rápida.
A utilização da madeira de reflorestamento por contar com espécies apropriadas à construção civil, rápido crescimento se comparado ao das “madeiras de lei”, e adequação a várias regiões do solo brasileiro, possibilita ainda, o seu cultivo próximo aos grandes centros, diminuindo assim, o custo com transporte e prejuízos ecológicos
2
SE5 – MADEIRA ROLIÇA
se5
NORMAS
TÉCNICAS
As
normas técnicas referentes às especificações tem o intuito de fornecer uma base comum para a comunicação entre compradores e produtores de madeiras roliças de reflorestamento. Já as normas de tratamento para preservação e conservação, servem de subsídios para garantir o uso adequado do tratamento químico da madeira para assegurar a durabilidade. As normas de projeto oferecem procedimentos para que os projetistas possam promover a imagem dos elementos estruturais de engenharia e assegurar uma boa performance com o tempo, garantindo a segurança e durabilidade de