Engenheira
Das florestas nativas que são exploradas para atender ao mercado de madeiras de duas formas:
- Por meio de manejo florestal: através da exploração planejada e controlada da mata nativa.
- Por meio de exploração extrativista: explorando comercialmente sendo as espécies com valor de mercado, sem projetos de manejo.
O aproveitamento das florestas naturais ou plantadas, através de Projeto de Manejo Florestal aprovado pelo IBAMA, é a forma correta de utilizar estes recursos naturais, por partir do princípio de sustentabilidade. O princípio de sustentabilidade prevê uma utilização que permita a recomposição da floresta de uma determinada área, viabilizando a econômica.
2. Utilização
A oferta de matéria-prima centraliza-se em poucas espécies, exercendo uma pressão muito grande sobre as florestas nativas. Oitenta por cento da produção de madeira da Amazônia é destinada ao mercado interno brasileiro. Diante deste quadro são recomendáveis as seguintes práticas:
Projetos e Especificação da Madeira
Ao projetar e especificar o tipo da madeira a ser utilizada é importante que sejam consideradas as características das peças a serem detalhadas, evitando assim o excesso de cortes e emendas. Procure adequar o projeto às peças com as medidas de mercado, assim facilitando o mesmo.
Aquisição
Para adquirir madeira certificar que a empresas que pode comprovar a origem da mesma através de um plano de manejo aprovado pelo IBAMA, com a apresentação de nota fiscal e Documento de Origem Florestal (DOF).
Outra opção é adquirir madeira de origem comprovada através de Certificação Florestal.
3. Produtos
Os produtos de madeiras utilizados na construção variam desde peças com pouco ou nenhum processamento (madeira roliça) até peças com