Aplicação da Madeira na Construção Civil
A madeira é empregada na construção civil, de forma temporária, na instalação do canteiro de obras, tapumes, nos andaimes, nos escoramentos bandejas de proteção, e nas fôrmas de concreto (vigas, lajes, pilares, fundações). De forma definitiva, é utilizada nas esquadrias (portas, batente, janelas, rodapé), nas estruturas de cobertura (telhado), nos forros e nos pisos.
Considerando-se ainda, de forma mais detalhada, a aplicação da madeira na construção civil, ela pode ser:
Pesada interna:
Engloba as peças de madeira serrada na forma de vigas, caibros, pranchas e tábuas utilizadas em estruturas de cobertura, onde tradicionalmente era empregada a madeira de peroba-rosa.
Leve externa e interna estrutural:
Reúne as peças de madeira serrada na forma de tábuas e pontaletes empregados em usos temporários (andaimes, escoramento e fôrmas para concreto) e as ripas e caibros utilizadas em partes secundárias de estruturas de cobertura. A madeira de pinho-do-paraná foi a mais utilizada, durante décadas, neste grupo.
Leve interna decorativa:
Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como forros, painéis, lambris e guarnições, onde a madeira apresenta cor e desenhos considerados decorativos.
Leve interna de utilidade geral
São os mesmos usos descritos acima, porém para madeiras não decorativas.
Leve em esquadrias
Abrange as peças de madeira serrada e beneficiada, como portas, venezianas, caixilhos, molduras.
Assoalhos domésticos
Compreende os diversos tipos de peças de madeira serrada e beneficiada (tábuas corridas, tacos, tacões e parquetes).
Alexia – achei essas informações abaixo e não sei se alguém já falou sobre isso, senão foi falado acho interessante colocar no trabalho. Eu peguei do site http://www.sindusconsp.com.br/downloads/prodserv/publicacoes/manual_madeira_uso_sustentavel.pdf
Os produtos de madeiras utilizados na construção variam desde peças com pouco ou nenhum processamento – madeira roliça –