Madeiras
Turma: EDF 2_42
Grupo: Lucas Fernandes, Anderson Dimas, Maicon de freitas, Ismael araujo.
Disciplina: Materiais de construção
Prof: Tairini
Criciúma, Santa Catarina
19/10/11
Introdução
técnica de trabalhar a madeira tem evoluído desde o processo manual e primitivo, até à vasta e engenhosa indústria moderna.
A evolução traz novos materiais, mas a madeira e seus derivados continuam a ser muito usados.
O trabalho que vou realizar tem como tema “a madeira”. Nele vou fazer uma abordagem à origem e tipos de madeira, com se faz a sua extracção e quais as suas propriedades. Vou ainda falar nas técnicas de transformação da madeira, os instrumentos utilizados e as suas aplicações.
A madeira é em grande parte responsável pelo avanço da Civilização, sobretudo, porque é através dela que se obtém o papel.
O que é madeira?
A madeira é um material produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Sendo um material naturalmente resistente e relativamente leve, é frequentemente utilizado para fins estruturais e de sustentação de construções. É um material orgânico, sólido, de composição complexa, onde predominam as fibras de celulose e hemicelulose unidas por lenhina. Caracteriza-se por absorver facilmente água (higroscopia) e por apresentar propriedades físicas diferentes consoante a orientação espacial (ortotropia). As plantas que produzem madeira (árvores) são perenes e lenhosas, caracterizadas pela presença de caules de grandes dimensões, em geral denominados troncos, que crescem em diâmetro ano após ano.
Tipos de Madeira
O trabalho em madeira esta ao alcance de todos, excelente material explorado pelo homem á milhares de anos. Mas sensível a muitos factores naturais e por isto precisa ser cuidado para durar. A luz do sol é um elemento forte que descolore a madeira com seus raios ultravioletas. As bactérias também se cultivam na madeira formando fungos. Por sua vez