Arquitetura
Origem
A madeira foi um dos primeiros materiais a ser utilizado pelo homem, provém do tronco e dos ramos das árvores. É um excelente material de construção.
O corte do tronco é feito aproveitando o interior da árvore de forma a responder aos vários fins a que ela se destina, tábuas, ripas ou barrotes.
As principais propriedades da madeira são a cor, textura e veio.
Contraplacado é um derivado da madeira, constituído por camadas de madeira fina, sobrepostas e coladas umas às outras com os veios cruzados.
Prensado ou platex é um derivado da madeira, formado por uma mistura de cascas de árvores com cola e posteriormente prensada.
Aglomerado é um derivado da madeira, formado por aparas de madeira e cola que são prensadas a altas temperaturas.
Folheado é um derivado da madeira, constituído por lâminas muito finas e madeira.
Técnicas de acabamento
A aplicação de determinadas substâncias com a função de proteger e embelezar a madeira, são designadas por técnicas de acabamento.
Raspar
Raspar consiste em retirar todas as imperfeições deixadas na madeira.
Lixar
Lixar consiste em alisar as superfícies da madeira, de modo a restituir a sua cor e textura original. Para lixarmos uma superfície de madeira devemos usar um taco de cortiça ou de madeira. Estes tacos facilitam a aplicação da técnica e tornam a superfície da madeira mais plana.
Encerar
Encerar consiste em aplicar cera sobre a madeira. Com o auxílio de um pano aplica-se uma camada espessa e com um pano espalhar a cera no sentido dos veios da madeira.
Passado algum tempo, escovar a superfície encerada com uma escova macia. finalmente puxar o brilho com um pano macio no sentido do veio.
Envernizar
Aplicação de verniz sobre a madeira é uma é uma técnica que pode ser aplicada a pincel ou com uma boneca. Após secar deve-se lixar com uma lixa fina e tornar a dar uma passagem fional com verniz.
Uso
Estrutura o melhor são as opções de alta densidade. "Em geral, quanto mais pesada,