Materiais De Constru Ao 2
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
ÍTALO RUAN DOS SANTOS ROCHA
ESTRUTURAS DE MADEIRA
Fichamento apresentado no curso Engenharia Civil da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Materiais de Construção 2 no 4° período, sob orientação do professor Rafael Sapucaia.
Paripiranga
Setembro de 2015
PFEIL, Walter; PFEIL, Michèle. Estruturas de Madeira. 6ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. Ítalo Ruan dos Santos Rocha
Citações Representativas
“A madeira é, provavelmente, o material de construção mais antigo dada a sua disponibilidade na natureza e sua relativa facilidade de manuseio.” (p. 1).
Por outro lado, a madeira está sujeita à degradação biológica por ataque de fungos, brocas etc. e também à ação do fogo. Além disso, por ser um material natural apresenta inúmeros defeitos, como nos e fendas que interferem em suas propriedades mecânicas. Entretanto, estes aspectos desfavoráveis são facilmente superados com o uso de produtos industriais de madeira conveniente tratados, em sistemas estruturais adequados, resultando em duráveis e com características estéticas agradáveis. (p. 1)
As madeiras de construção devem ser tiradas de preferencia do cerme, mais durável. a madeira do alburno é mais higroscópica que a do cerne, sendo mais sensível do que esta ultima à decomposição por fungos. Por outo lado, a madeira do alburno aceita melhor a penetração de agentes protetores, como alcatrão e certos sais minerais. Não existe, entretanto, uma relação consistente entre as resistências dessas duas partes do tronco nas diversas