tipos primitivos para representação de dados
TIPOS PRIMITIVOS são comandos básicos que efetuam essenciais e informações capazes de manipular e armazenar um grande volume de dados com alta performance liberando entrada e saída de dados, alem de estruturas de controle e fluxo de programa.
Se um programa não utilizar tipos primitivos,ele será incapaz de comunicar –se externamente,e assim o usuário não conseguirá obter as informações contidas pra constantes e variável, e os tipos de dados que as constantes e variáveis poderá receber da representação de dados são: numéricos, caracteres e lógicos. O tipo de dados numéricos é especifico para armazenamento de números, a maioria das constantes e variáveis utiliza esse tipos de dados para cálculos. Este tipo de dados é classificados em dois tipos inteiros e reais. Reais : são aqueles números que possuem parte decimal e fracionaria. Eles podem ser tanto positivo como negativos ao contrario dos inteiros, você poderá ter números fracionários, por exemplo; 5.20 , 3.25 , 4.10 , etc. Inteiros ; são aqueles números que não possuem fração, por exemplo; 5 e 2 , eles podem ser tanto positivo como negativo As linguagens de programação não permitem o uso de separadores de milhar (1.000.000) aparte fracionaria é indicada por um ponto ou vírgula.
Você deve observar que há uma diferença entre “0 e 0” . a diferença é que o primeiro numero zero não possui ponto final, então ele é um dado do tipo inteiro, já o outro com o ponto final é um dado do tipo real. Os tipos de dados caracteres você poderá armazenar letras, números e caracteres especiais.
Você encontra em alguns lugares esses dados como alfanuméricos pois como o próprio nome já diz, armazenam caracteres do alfabeto e também números.
Dados destes tipos devem aparecer delimitados por aspas simples ou duplas, por exemplos : “ João” , “ Pedro”. Os numéricos armazenados