Avaliacao psicologica
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
MOGI DAS CRUZES, SP
2013
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
MOGI DAS CRUZES, SP
2013
ROTEIRO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
O presente trabalho tem como objetivo explanar conceitos sobre a Avaliação Psicológica, bem como sobre a anamnese que será aplicada como parte da triagem de um paciente na clínica da Universidade Braz Cubas pelos autores deste trabalho.
Segundo Alchieri (2012), o objeto de estudo da avaliação psicológica são os fenômenos e processos psicológicos, ou seja, o objetivo é estimar o valor ou qualidade dos fenômenos psicológicos.
De acordo com Conselho Federal de Psicologia, a avaliação psicológica é realizada através da utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: diagnóstico psicológico; orientação e seleção profissional; orientação psicopedagógica; detecção e problemas de ajustamento. Entretanto, a partir do crescimento significativo da prática da avaliação psicológica em diversas áreas.
Segundo Alchieri (2012) na preparação de um instrumento ou teste psicológico, quatro condições são necessárias para garantir a sua qualidade e possibilidade de uso seguro: a elaboração e a análise de itens, estudos da validade, da precisão e de padronização.
Elaboração e análise de itens – São elaboradas e avaliadas as questões individuais de um teste.
Validade do teste – garantir que realmente se possa medir aquilo que se propõe.
Precisão ou fidedignidade – verificar a consistência das respostas obtidas pelos sujeitos no teste
Padronização – estabelecimento de normas para utilização de um teste.
Alchieri (2012) afirma que é possível caracterizar o processo de avaliação psicológica com base em três dimensões: observacional (foco no registro e caracterização do comportamento), inquiridora (foco na interação verbal e não verbal) e representativa (foco na ação