Biologia-Plantas
Funções: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica).
Estrutura: Coifa (protege a ponta da raiz), zona meristemática (indiferenciada), zona de alongamento (onde as células estão crescendo e se diferenciando), zona pilífera (possui pelos absorventes de água) e zona das ramificações (onde partem raízes secundárias).
Tipos de raizes: Raiz aprumada, raiz axial, raiz pivotante, raiz perpendicular ou raiz primária - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras.E também possui ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas. A raiz axial tem a função também de fazer a fotossíntese. A raiz principal tem função de fixação no solo, e as raízes secundárias a função de absorção de nutrientes e água.
Raiz fasciculada ou raiz em cabeleira - gramíneas e outras hipocotiledóneas têm um sistema de raiz fibroso, caracterizado por uma massa de raízes aproximadamente de igual diâmetro. Esse sistema de raízes é denominado de raiz múltipla, ramificada ou fasciculada e não surge como os ramos da primeira raiz, como no caso das raízes axiais; em vez disso, consiste de numerosas raízes em feixes que emergem da base do caule e tem tamanho maior do que a folha.São características das monocotiledônias.
Raiz tuberosa - contém grande reserva de substância nutritiva e é muito utilizada na nossa alimentação. Como exemplo dessas raízes, podemos citar a mandioca, cenoura, o cará, a batata-doce.
Radicelas - A radicela é o embrião das raízes vegetais. São raízes minúsculas que são responsáveis pela absorção da maior quantidade de nutrientes e que germinam primeiro na semente. O termo mais comummente usado para se referir às radicelas.
Caule
Funções: O caule tem como função suportar os ramos, as folhas, as flores e os frutos, conduzir a água, sais minerais e substâncias