Biologia das plantas
Introdução:
A ciência é um processo em continua construção, pois a diversidade biologia bem variando ao longo do tempo geológico em nosso planeta. Entender essa variação e conhecer a biodiversidade atual passou a se tornar um grande desafio para os cientistas.
A taxonomia o ramo de biológica que trata de descrição, nomenclatura e da classificação dos seres vivos.
Modelos de Classificação Biológica
A falta de consenso entre os cientistas em relação á classificação biológica, gerou várias propostas para se estabelecer um sistema de classificação dos seres vivos.
* Sistema artificiais: São opostos aos sistemas naturais e utilizam critérios arbitrários.
* Sistemas naturais: Se baseiam em relação de parentesco evolutivo entre os grupos de seres vivos.
Conceito de Espécie
Lineu definiu a espécie. “Um grupo de seres vivos semelhantes a um tipo ideal” e a considerou como unidade básica para a classificação.
Atualmente é um enunciado que diz que: “Um agrupamento de populações naturais, reais ou potencialmente intercruzantes, produzindo descentes férteis e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismo”.
Regras de Nomenclatura
* Escrita em latim
* Binomial
* Itálico ou sublinhado
* A primeira palavra é epíteto genérico
* O epíteto genérico é iniciado com letra maiúscula
* A segunda palavra é epíteto especifico
* O epíteto especifico é iniciado com letra minúscula
Lei da prioridade: Se forem dados para o mesmo organismo dois nomes diferentes, por autores diversos, deve prevalecer á primeira denominação.
Obs: As regras de nomenclatura botânica são independentes das regras de nomenclatura zoológica. Geralmente as famílias adotam a terminação ACEAE.
Exemplo: Palmaceae, Bromeliaceae, Rosaceae.
Filogenética ou Cladística
Método que busca estabelecer melhor as relações evolutivas entre diferentes grupos de seres vivos, com menor subjetividade possível.
Para a visão da