Tipos de Vegetaçao
Introdução
Conhecida como “pulmão do mundo”, a Floresta Amazônica, é a maior Floresta Tropical Úmida do planeta. Ocupa cerca de 38,5% do território brasileiro, compreendendo os estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso, além dos países Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Vegetação
É uma floresta com pouca vegetação rasteira, já que as árvores de grande porte, que são maioria na região, acabam evitando que os raios solares cheguem ao solo e, consequentemente, o desenvolvimento desse tipo de vegetação. A vegetação da Floresta Amazônica se divide em:
Mata de Igapó:
Floresta submersa, alagada por rios. As plantas dessas áreas apresentam uma altura máxima de 20 metros. Um exemplo dessa vegetação é a vitória – regia, além de cipós e plantas aquáticas;
Mata de Várzea:
Mata de inundação temporária e arvores que possuem, em media, 20 metros de altura, sem contar com uma imensa quantidade de galhos repletos de espinhos, tornando-a uma região de difícil acesso. Alguns exemplos dessa vegetação são: seringueira, jatobá e maçaranduba;
Mata de terra firme:
Região que não sofre ação das cheias, as árvores variam de 30 a 60 metros de altura, e por se desenvolverem muito próximas, acaba dificultando a inserção de luz, em razão desse fato, não há plantas rasteiras.
Problemas Ambientais
Os principais problemas que ocorrem na Floresta Amazônica é o desmatamento ilegal causado pelas madeireiras que se instalam no local, além da pirataria das espécies, onde estrangeiros “roubam” amostras e desenvolvem os estudos através delas.
Vegetação Mediterrânea
Introdução
Essa vegetação se forma em locais de clima mediterrâneo (verões secos e quentes e invernos chuvosos e de baixa temperatura).É possível encontrá-la nas regiões do sul da Europa, norte da África, litoral da Califórnia (EUA) e da Austrália, sul da África do Sul e região central do Chile.