Tipos de vegetação
Foto: Reprodução
A Mata Atlântica dentre todas foi a vegetação mais afetada pelas ações do homem durante o passar dos anos. Sua cobertura estendia-se do estado do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul quase sem interrupções, mas devido à ação dos portugueses com a substituição de mata nativa para o plantio de cana-de-açúcar e pelas queimadas e extração de madeira ilegal vistas atualmente, restam apenas 7 % do seu total em todo o país. É uma vegetação latifoliada de clima tropical úmido e encontra-se predominantemente no litoral brasileiro.
Foto: Reprodução
A Caatinga é uma vegetação típica do Nordeste brasileiro, de clima semiárido e xerófita (classificação de vegetações adaptadas à escassez de água). Devido à constante falta de água, suas plantas adquirem formato espinhoso para manter a pouca água que conseguem reter e são muito pobres em nutrientes. Esse tipo de vegetação vem sofrendo agressões ambientais como queimadas, o que empobrece o solo e dificulta o crescimento de suas plantas.
Foto: Reprodução
O Cerrado é a segunda maior vegetação brasileira recobrindo 20% do território nacional, atrás da Floresta Amazônica, e é típica das regiões do Planalto Central com clima tropical semiúmido. Sua paisagem é composta por árvores baixas e retorcidas e possui a maior biodiversidade do planeta. A vegetação do Cerrado vem sofrendo danos