Tipos de varejo
As instituições varejistas podem ser classificadas segundo vários critérios. Inicialmente são comentados os tipos varejistas caracterizados de acordo com o tipo de propriedade. Em seguida, as instituições varejistas são categorizadas em dois principais sistemas: Varejo com Loja e Varejo sem Loja. Os varejistas com Loja estão classificados em três espécies: Varejo Alimentar, Varejo Não Alimentar e Varejo de Serviços. Como Varejistas sem Lojas, os seguintes tipos estão identificados: Marketing Direto, Venda Direta, Máquina de Venda Automática e Varejo Virtual.
INSTITUIÇÕES DE VAREJO POR TIPO DE PROPRIEDADE
Dependendo do tipo de propriedade, as empresas de varejo podem ser classificadas em independentes, redes, franquias, alugadas ou de propriedade de um fabricante ou atacadista. *
Independentes
* * São empresas pequenas, com administração familiar que, em geral, utilizam baixo nível de recursos tecnológicos. Apesar de possibilitar uma maior integração entre as atividades de compra e venda essa modalidade tem como desvantagem a sua limitação de recursos e de poder de barganha com os fornecedores.
Redes
As redes (como por exemplo C&A, Carrefour, Fórum) operam mais de uma loja, sob a mesma direção. À medida que o número de unidades aumenta, a rede começa a exercer um maior poder de barganha com seus fornecedores e conseguir melhores condições de compra. O desafio principal desse sistema é controlar as operações, na flexibilidade e na adequação às diferentes características de mercado de cada unidade.
Franquias
A franquia consiste em um sistema contínuo e integrado de relacionamento entre franqueador e franqueado que permite ao franqueado conduzir um certo negócio de acordo com um padrão de procedimentos e marca definidos pelo franqueador.
Departamentos alugados
Como o nome indica, são departamentos dentro de uma loja de varejo que são operados e gerenciados por uma outra empresa. Esse é um procedimento