tipos de tubulações
História da Química
Hibridizações no Carbono
Fórmulas: Molecular, Estrutural e Mínima
Grupos Constitucionais Orgânicos
Nomenclatura Constitucional Orgânica
Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
INTRODUÇÃO A primeira separação da Química em Inorgânica e Orgânica ocorreu por volta de 1777. Essa separação foi proposta pelo químico alemão Torbern Olof Bergman, que definiu:
Química Inorgânica é aparte da química que estuda os compostos extraídos dos minerais.
Química Orgânica é a parte da química que estuda os compostos extraídos de seres vivos. Com base nessa definição, Berzelius formulou a Teoria da Força Vital, segundo a qual os compostos orgânicos necessitavam de uma força maior, a vida, para serem produzidos. Em 1828, um aluno de Berzilius, Friedrich Wöhler, derrubou essa teoria, sintetizando em laboratório a uréia, CO(NH2)2, um composto orgânico integrante do suor e da urina dos animais, pelo simples aquecimento de um composto inorgânico extraído de minerais, o cianato de amônio, NH4OCN. NH2 NH4OCN(s) → O = C NH2 (s)
Com a síntese da uréia, Wöhler deu início a um grande campo de pesquisa, o das sínteses orgânicas. Hoje são conhecidos por volta de 7 milhões de compostos orgânicos contra 200 mil inorgânicos. Desse modo, a química orgânica é melhor definida como a parte da química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono.
O ÁTOMO DE CARBONO O carbono apresenta número atômico 6. Então, sua distribuição eletrônica é a seguinte: Note que, de acordo com a distribuição eletrônica o carbono deveria ser bivalente, pois apresenta somente dois elétrons desemparelhados nos orbitais p, disponíveis para