Resumo do Filme
ALINE RIBEIRO DA COSTA
IDENTIDADES CULTURAIS
PALMAS - TOCANTINS
2015
ALINE RIBEIRO DA COSTA
IDENTIDADES CULTURAIS
Trabalho apresentado no curso de graduação na Faculdade ITOP – Instituto Tocantinense de Pós-Graduação, Faculdade de Serviço Social.
Professor: Alcides Do Nascimento Moreira
PALMAS – TOCANTINS
2015
FILME: O AUTO DA COMPADECIDA
O filme em questão relata o quanto foi e ainda é sofrida à vida daqueles que vivem em regiões castigadas pela seca, pela miséria e por fim pelo esquecimento de outras localidades desse Brasil. O filme O auto da Compadecida, foi capaz demonstrar que nas diferenças de riquezas, ou melhor, de pobreza, entre aqueles que viviam naquela região ainda encontrava um sentimento de devoção e temência a Deus.
O Sentimento forte que no decorrer do filme é esquecido pelos personagens é o da fé, onde só volta a ser questionada nos momentos finais. Ha situações claras no filme, o uso da mentira para sobressair, ou seja, tirar algum proveito do sofrimento alheio ou até mesmo esconder o verdadeiro eu do personagem. Porém, quando em situações de perigo, clama ajuda divina, já que o homem de carne viva nada pode fazer.
Entretanto no filme podemos tirar trechos proveitosos para a sociedade contemporânea. Tratar todos com dignidade e igualdade. Não julgar pela aparência e sim pelo seu conteúdo. Respeitar as diferenças e as decisões contrárias as suas. E que o bem e o mal, que incrível que pareça sempre estarão andando juntos, não de mão dadas, mas como dois pesos para uma balança chamada vida.