Trabalho Laisner Celso Furtado

581 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DISCENTE: Victor Augusto França do Prado RA: 141220831
DOCENTE: Prof. Dra. Regina Laisner
DISCIPLINA: Formação Política e Econômica do Brasil
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano - Noturno
RESUMO CRÍTICO: Formação Econômica do Brasil
Celso Monteiro Furtado nasce no ano de 1920 em Pombal na Paraíba, formou bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, mas era economista por ocupação, tendo se doutorado em Economia pela Sorbone, estando entre os intelectuais brasileiros mais importantes do século XX e tendo participado de maneira direta na criação da CEPAL e da SUDENE. Formação Econômica do Brasil é um livro que busca analisar a história do Brasil a partir de um ponto de vista econômica e desta forma entender sua sociedade.
Sendo assim, as perguntas que guiam a obra referem-se de maneira geral ao desenvolvimento econômico brasileiro partindo de um Brasil colônia, onde sua ocupação por Portugal se dá como uma resposta à expansão comercial europeia, sendo que Portugal perdurou como grande potência colonial na América graças à exploração econômica.
Furtado trata também da ideia de empresa agrícola, enfatizando o período em que Portugal passa a investir nos engenhos de cana, algo que possibilitou o êxito desta empresa na produção do açúcar no Brasil. Nota-se, dessa forma, a importância da mão-de-obra escrava para a produção de açúcar no Brasil, sendo que sem ela tal atividade não teria obtido tanto sucesso.
Nota-se, então, que sua análise estruturalista busca ser aplicada em todos os casos latino-americanos, demonstrando os pontos em comum da exploração sofrida por toda essa região. Com isso, o intelectual afirma que tais relações eram mantidas de acordo com os interesses europeus, formando, assim, uma economia agroexportadora e constituindo os chamados ciclos econômicos vistos no Brasil e nos demais países da América Latina.
Por conta disso, é possível perceber o ciclo

Relacionados

  • Resumo Cr tico Celso Furtado
    1003 palavras | 5 páginas